Atividade extraclasse, que tem como objetivo mostrar ao aluno aquilo que ele aprende em sala de aula, porém de maneira diferente, aguçando sua capacidade de observação e usando todos os sentidos para buscar o desenvolvimento cultural, social, pessoal e intelectual do aluno.
O interessante do estudo do meio, é que no meio natural, nas matas, riachos, cachoeiras ou até mesmo dentro das cidades movimentadas, os alunos tem uma experiência única de integração com o meio ambiente, diferentes culturas e realidades.
O estudo do meio pode trabalhar com todas as áreas e também com todos os temas transversais, de forma natural e específica. O estudo do meio proporciona momentos fora da rotina escolar, se tornando uma atividade mais prazerosa e motivadora no processo de aprendizagem. Além disso, ele pode ser um grande aliado para os educadores como ferramenta de trabalho.
OBJETIVOS DO ESTUDO DO MEIO
– Transportar o conhecimento teórico, assimilado em sala de aula para a realidade concreta.
– Sincronia do aluno com a cidadania, higiene e meio ambiente, visando conscientizá-lo da importância da Educação Ambiental e da qualidade de vida, tratando tudo isso de uma forma descontraída e no próprio meio, facilitando assim o aprendizado.
Essas “aulas-passeio” colocam os alunos em interação com o meio, gerando meios para o estabelecimento de relações sociais, econômicas, culturais interligadas, as quais permitem caracterizar esse tipo de atividade como uma forma de lazer e turismo aplicada à educação. As “aulas-passeio” exigem planejamento, organização, método e prolongamento, para não perder o rumo pedagógico inicial. No entanto, faz-se necessário que essas aulas-passeio tenham algum componente lúdico e de descontração, para que os alunos possam aprender brincando.