PROJETO CÁPSULA DO TEMPO
Resgate a História de Americana

Americana tem sua origem no final do século XVIII e a afluência de vários povos que promoveram uma grande diversidade cultural em nosso município, não muito diferente de outras localidades em território nacional. Isto posto, o legado histórico da cidade de Americana favorece e enriquece a reflexão sobre diversos prismas, não obstante, abre-se um leque de opções para conhecer, interagir e atribuir significados aos nossos bens materiais e imateriais.

O Projeto “Cápsula do tempo” oferece uma proposta de ensino totalmente diferente, inovadora e inusitada. Por meio de visitas a locais importantes da história de Americana oferecemos e propomos aos educandos reflexões quanto ao antes e depois, além das influências sofridas no tempo (passado, presente) e nas melhorias oriundas das observações e apontamentos de cada visita que reflitam no futuro de nosso município visando melhor qualidade de vida para todos os munícipes.

 

Objetivos do Projeto “Cápsula do Tempo”:

  • Promover o conhecimento por meio das visitações aos espaços históricos e culturais;
  • Fomentar discussões sobre nossas origens;
  • Conhecer e entender o significado de nossos símbolos municipais;
  • Estimular ações para a preservação dos patrimônios históricos e naturais;
  • Ampliar o conhecimento de mundo e cultural dos educandos, partindo do micro (do município em que vivem, em que estão inseridos, da sua realidade) para o macro (mundo);
  • Relacionar, ampliar, comparar e contribuir com o conteúdo e conhecimento adquirido em sala de aula com as observações, discussões, reflexões individuais e dirigidas, adquiridas nas visitas propostas, quanto a atual problematização do meio ambiente no Município, no Estado, no País e, quiçá, no Mundo.

 

Ao final de cada roteiro faremos uma viagem mesclando passado e presente confeccionando “Cápsulas do Tempo” para que o Projeto aqui exposto, não finde em si mesmo. Que cada educador sinta-se estimulado a abordar o tema em sala de aula. Que cada Unidade Escolar possa finalizar o Projeto “Cápsula do Tempo” de maneira inesquecível para nossos pequenos cidadãos (em desenvolvimento, porém já atuantes em nossa sociedade) enfoque às observações, reflexões e tudo mais que a imaginação permitir, enriquecendo o trabalho com muitos outros elementos visuais que facilitarão e auxiliarão a aprendizagem e a experiência de viajar na história da nossa cidade.

Aproximando as Competências Gerais da BNCC de currículos e práticas pedagógicas ao Patrimônio Histórico e Cultural do nosso Município.

 

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) dispõe um documento oficial com um conjunto de 10 competências gerais que devem ser desenvolvidas de forma integrada aos componentes curriculares, ao longo de toda a educação básica. As competências foram definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e de Conhecimentos, Habilidades, Atitudes e Valores essenciais para a vida no século 21.

Segundo a BNCC, as competências gerais “explicitam o compromisso da Educação brasileira com a formação humana integral e com a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”. Elas foram incluídas no capítulo introdutório da Base, que também apresenta os fundamentos pedagógicos que orientam todo o documento.

* Conteúdo originalmente publicado em 25 de maio de 2017 com dados da terceira versão da BNCC e atualizado em 6 de março de 2018 de acordo com informações presentes na versão homologada pelo MEC.

**Fonte: http://porvir.org/entenda-10-competencias-gerais-orientam-base-nacional-comum-curricular/

***O Porvir (iniciativa do Inspirare, Instituto que tem como propósito inspirar iniciativas empreendedoras, políticas públicas e investimentos que melhorem a qualidade da educação no Brasil) produziu o infográfico para facilitar a compreensão dessas competências gerais, elaborado a partir de leitura crítica realizada por Anna Penido, diretora do Inspirare e integrante do Movimento pela Base, iniciativa que integra representantes de diferentes setores da sociedade com o propósito de apoiar a construção e implementação de uma BNCC de qualidade e para tanto disponibiliza no site supra citado, o infográfico e todo material oriundo de seus estudos para baixar gratuitamente a quem interessar.

 

Apresentação dos Proponentes:

Com o intuito de favorecer e facilitar maior integração do currículo escolar com a história do Município de Americana a PatiTour Turismo Pedagógico (empresa administrada por Patricia Guimarães que desde 2005 exerce e empreende com excelência o Turismo Pedagógico na cidade de Americana e região) e o Turismólogo e Guia de Turismo Rogério Bortoloto (ex-diretor da Casa de Cultura Hermann Muller, ex-diretor do Museu Histórico Pedagógico Dr. João da Silva Carrão “Casarão do Salto Grande”, ex-membro CONDEPHAM “Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Americana”, criador do Projeto de História Oral “Prosa Cariobense”, que há mais de 15 anos especializa-se na história do Município e adjacências) formam uma excelente equipe para tal fim, pois possuem um quadro de profissionais altamente preparados e qualificados para atender o público escolar, educandos e educadores em geral.

 

Colaboração

Fabiana de Oliveira Francisco

Criação artística, orientação pedagógica e co-autora do PROJETO CÁPSULA DO TEMPO. Bacharel em Direito, Licenciada em Pedagogia e Artes Visuais, pós-graduada em Arte, Historia e Educação nos Museus de São Paulo. Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de São Paulo e professora de Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes.

 

Sugestões de Roteiros – Projeto Cápsula do Tempo

Serão oferecidos 3 roteiros intitulados Cápsulas do Tempo onde haverá pontos de observação (apreciação de área externa) e visita in loco (guiada e dirigida).

Oferecemos a possibilidade de customização desses roteiros conforme a necessidade ou interesse do Educador.

O que difere o roteiro de meio período do integral é que o primeiro oferece apenas 3 visitas in loco, os demais locais serão apenas pontos de observação. Enquanto isso, o que difere as 2 opções de roteiro para período integral é que um deles contempla o Município de Santa Bárbara D´Oeste.

Público alvo: alunos do ensino fundamental, educadores e educandos de qualquer ano da educação básica conforme o PPP (Projeto Político Pedagógico) e/ou projetos educacionais de cada Unidade Escolar.

Roteiro – Cápsula 1 – período integral – 7h00 as 17h30
Estação Ferroviária, Avenida Brasil (Parque Ideal), Basílica de Santo Antonio (Igreja Matriz), Casa de Cultura Hermann Muller, Casarão do Salto Grande (Museu), Biblioteca Municipal (antigo Colégio Heitor Penteado), 19º Batalhão da Polícia Militar (antigo Paço), Sobrado Velho, Usina Cariobinha, Usina Americana, Tecelagens de Carioba, Praça Comendador Muller, Portal de Americana.

Roteiro – Cápsula 2 – período integral – 7h00 as 17h30
Estação Ferroviária, Avenida Brasil (Parque Ideal), Basílica de Santo Antonio (Igreja Matriz), Casa de Cultura Hermann Muller, Casarão do Salto Grande (Museu), Biblioteca Municipal (antigo Colégio Heitor Penteado), 19º Batalhão da Polícia Militar (antigo Paço), Usina Cariobinha, Usina Americana, Praça Comendador Muller.
Santa Bárbara D´Oeste SP – Cemitério dos Americanos e Museu da Imigração.

Roteiro – Cápsula 3 – meio período – 7h00 as 12h00
Estação Ferroviária, Avenida Brasil (Parque Ideal), Basílica de Santo Antonio (Igreja Matriz), Casa de Cultura Hermann Muller, Casarão do Salto Grande (Museu), Biblioteca Municipal (antigo Colégio Heitor Penteado), 19º Batalhão da Polícia Militar (antigo Paço), Usina Cariobinha, Usina Americana, Tecelagens de Carioba, Praça Comendador Muller.

 

Investimentos – Projeto Cápsula do Tempo:

Incluso em nossa proposta:
– Desenvolvimento das atividades conforme roteiro solicitado/escolhido.
– Equipe Pati Tour – (2) dois monitores uniformizados, por ônibus.
– Educador e guia de turismo especializado na história do Município e adjacências.
– Agendamento do grupo para visita na data escolhida.
– Seguro viagem.
– Cortesia para 2 professores por ônibus.
– Registro fotográfico.
– Dinâmica de encerramento do projeto, no decorrer do dia do estudo.
– Transporte/ônibus.

(Mínimo de 30 alunos por ônibus. Caso o número de alunos seja menor o valor pode sofrer alterações, lembrando que a quantidade máxima permitida por data/roteiro é de 40 alunos).

Embarque conosco nessa Viagem no Tempo e conheça melhor a história do nosso Município. Entre em contato e agende uma visita com a PatiTour, teremos o maior prazer em atendê-lo.
Patricia Guimarães

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